Ecologia

Apenas mais um
Teria sido o homem criado por causa da terra ou a terra por causa do homem?

Em nenhum outro tempo falou-se tanto em Ecologia, meio ambiente, preservação da vida. Mas o que a igreja tem a ver com isso?

Por séculos, o homem tem destruído o planeta em que vive, utilizando-se dos recursos naturais para seu bem estar, enriquecimento, desenvolvimento, para aquilo a que chama progresso.

Porém, em consequência dessa exploração desordenada, o mundo criado por Deus, para o homem, está morrendo. O pior é descobrirmos que nós, homens, coroa da criação de Deus, é que o estamos matando com nossas ações.

Muitos, apesar de todas as campanhas e programas de preservação e recuperação do planeta, vivemos na ignorância de não saber o que realmente estamos fazendo de mal; como nossas ações podem influenciar na poluição do ar, das águas, na escassez dos recursos naturais e até no aquecimento global; outros pensam, muitas vezes, que é apenas um, que não fará diferença.

Em artigo publicado na Revista Mulher Cristã Hoje, em Maio/92, o Pastor Darci Dusilek cita um indígena, cuja identidade ele não menciona, mas de quem ouviu as seguintes palavras: “Quando a última árvore for cortada e os pássaros não mais existirem; quando o último rio for poluído e os peixes morrerem; quando a terra, cansada pelo uso de agrotóxicos, não mais produzir o seu fruto, então o homem vai compreender que não pode comer o dinheiro que ajuntou”.

Ser mordomo não significa entregar e cuidar dos dízimos e ofertas apenas. Mas cuidar e preservar tudo o que pertence a Deus.

O primeiro projeto de Deus, na verdade, foi o homem, por isso a Terra foi criada em primeiro lugar com as condições de sobrevivência necessárias a ele.

Se continuarmos a tratar o mundo de Deus como temos tratado até aqui; se as providências para interromper o processo de desgaste não forem ações enérgicas e urgentes, toda a criação de Deus, inclusive nós mesmos, estaremos sujeitos a um futuro deplorável.

O que deixaremos para nossos filhos e netos do mundo que Deus criou também para eles?

Querido irmão, podemos fazer nossa parte, mas se você acha que é apenas um e que suas ações não farão diferença, faça a sua parte assim mesmo; alguém estará observando seu testemunho de gratidão a Deus e amor por Sua criação e, certamente, você não mais será apenas um.
Postado por Emilce Pereira e Laura Araujo às 09:41 0 comentários
Marcadores: Meio Ambiente
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Herdeiros do Futuro - Toquinho



À Luz da Palavra


Sl. 24.1 Do Senhor é a Terra e a sua plenitude; o mundo, e aqueles que nele habitam.

Segundo a ciência, em, talvez, cem anos, o planeta Terra poderá estar em péssimas condições de sobrevivência.
Aí, nós, como cristãos, que têm a Palavra de Deus como verdade absoluta, diremos: “Ah, isso é bobagem. Sabemos que Jesus voltará, portanto, a humanidade não será extinta. Sim, cremos nisso.
Como conhecedores da Palavra, sabemos também que milhares de pessoas morreriam em grandes catástrofes, ao se aproximar o fim dos tempos. E elas já estão acontecendo. Furacões, terremotos, tsunamis, deslizamentos de terra, etc.

Lucas 21.11 E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.

E tudo isso está sendo provocado pelo descaso do homem pela natureza. Os problemas ambientais que o planeta enfrenta são conhecidos há muito tempo. Porém, só nos últimos anos os governantes se deram conta de que é preciso tomar alguma atitude com relação a isso.

Podemos pensar que só grandes indústrias, ONGs, o Governo podem tomar providências para que a destruição do planeta não ocorra. Podemos pensar: “o que provoca a poluição? Fumaça, gases tóxicos; o que prejudica de fato o planeta? Desmatamento, queimadas, jogar lixo nos rios, nas ruas. Mas eu não faço nada disso!”

Será que nem um papel de bala jogamos no chão? Precisamos nos conscientizar de que temos atitudes que prejudicam o planeta. O meu ou o seu lixo, isoladamente, nada teria a ver com a destruição da Terra. Mas os lixões são formados pelo acúmulo do lixo que a empresa de recolhimento despeja em lugares que são reservados para isso.

Ah, mas se o lugar é reservado para isso, que mal tem? Temos visto esse mal em reportagens jornalísticas na televisão a todo instante. Sensacionalista ou não, a imprensa tem mostrado a realidade. O que já está ocorrendo no mundo inteiro, simplesmente pelo desleixo do homem.

Tiago 4:17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.

A preservação ambiental é de responsabilidade de todos e, embora alguns estejam por aí dizendo que não há mais jeito, a solução existe. Foi divulgado há algum tempo, que o buraco na camada de ozônio era irreversível. Porém, já se tem conhecimento de que as providências tomadas até aqui, diminuíram seu tamanho.

O planeta pode ser salvo. Se eu e você nos conscientizarmos disso e tomarmos atitudes de preservação.

Gn 1.1 No princípio criou Deus os céus e a terra ...
Gn 1.28 – NVI ... Encham e subjuguem a terra.

Deus nos fez, a nós cristãos, mordomos sobre toda a criação não para destruí-la, mas para cuidar usufruindo dela e usá-la com sabedoria, a serviço de Seu Reino.

Gn 2.15 E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.

O quê, como cristãos, estamos fazendo? Somos uma grande força na terra. Temos a unção do Espírito para levar pessoas a crerem em um Deus invisível, em um Jesus invisível, na sua força e no seu poder! Não podemos, então, fazer com que acreditem na destruição, mostrando-lhes as coisas visíveis e terríveis que já estão ocorrendo? É preciso tomar providências para a recuperação do planeta!

Pensar que, daqui a cem anos, quando as mudanças climáticas, a escassez de água e outros problemas ambientais estiverem aniquilando o planeta nós não estaremos mais aqui para ver ou sofrer, é uma atitude no mínimo egoísta, pois as próximas gerações estarão.

Jesus realmente voltará. Não temos a menor dúvida disso, pois cremos num Deus que não falha e não mente. E a humanidade não será exterminada, pois seu retorno é promessa. Mas está cômodo para você, ter aceitado Jesus como único e suficiente salvador da sua alma e um dia ir pro céu? Seria confortador saber que o caminho que você ensinou sua família a trilhar levará sua descendência ao encontro com o Senhor? Crer em Jesus é suficiente, sim, para a salvação. Todos sabemos disso. Mas sabemos também que quando estivermos perante Deus prestaremos conta do que fizemos ou deixamos de fazer. Você não destroi, mas ajuda a recuperar?

2 Co 5.10 Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.

O castigo do pecado é para os ímpios na eternidade, mas não esqueçamos que as consequências dele são para todos ainda nesta vida. Imputar aos nossos descendentes uma vida decadente, de fome, sede e falta de ar é, sem dúvida, um crime pelo qual Deus nos cobrará uma resposta.

O homem foi o último item a ser criado. Porém o primeiro a ser planejado. Já pensou nisso? Deus criou a terra do jeito que é porque sabia que precisaríamos dela assim. Nos deu um lindo lugar para viver, com capacidade de suprir todas as nossas necessidades e nos deu a simples incumbência de cuidar do Seu planeta. Mas nós o estamos destruindo. Pense nisso. E pense também: como povo de Deus, de que forma podemos influenciar as outras pessoas, sendo bênção para o lugar em que vivemos. Precisamos mostrar ao mundo como Deus nos ensinou a viver; e não viver como o mundo nos ensina.

Isaías 29:13 Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;


Eu Visto Verde

E você? Vai vestir também?


Equipe Eu Visto Verde
PIB de Moça Bonita