Estudos bíblicos

Reencarnação à Luz da Bíblia?

Recentemente, recebi uma solicitação para analisar estes versículos que, segundo os espíritas, justificam sua crença na reencarnação. Bem, aí está a análise, que achei conveniente publicar.

Mt 16.13-17 e Mc 8.27-30
Este texto refere-se a uma pergunta feita aos discípulos, mostrando que aquele que conhece Jesus sabe quem ele é, realmente. “Os outros” não o conhecem, portanto, falam do que não sabem. Além disso, Jesus não poderia ser reencarnação de João Batista; isso seria impossível, uma vez que os dois eram contemporâneos. O texto não prova nada. E vale lembrar que o que as pessoas dizem, é opinião pessoal de cada uma (ou, no máximo, uma dúvida coletiva) e não expressão da verdade.

Mc 6.14-16 e Lc 9.7-9
Novamente o texto mostra opiniões pessoais. Mais uma vez o absurdo de citar Jesus como reencarnação de João Batista, morto quando Jesus já era adulto. Jesus, nesse caso, teria simplesmente que deixar de ser Jesus para ser João Batista, uma vez que o espírito (fôlego de vida) que nele havia teria que ser aniquilado para dar lugar ao de João Batista. Inconcebível.

Mt 7.10-13
Houve algum engano ao inserir este texto entre os demais, pois ele não tem nada a ver com nada.

Jo 3.1-12
Aqui Jesus fala do novo nascimento. Nascer do Espírito. Quando nos arrependemos do nosso pecado, nascemos para a Glória de Deus; do seu Espírito e somos como crianças no que se refere a Deus. Quando estudamos a Palavra de Deus, crescemos e desenvolvemos espiritualmente, a caminho da estatura de varão perfeito. O nascer de novo está representado pelo batismo do arrependimento. Ao sermos mergulhados na água, estamos simbolizando nossa morte para o mundo, sendo sepultados e ressurgindo para a vida em Cristo. A afirmação de Jesus, de que é preciso nascer de novo, nada tem a ver com reencarnação, mas com a pureza que deve ser refletida naquele que se torna cristão.

MT 11.12-15 e Mc 9.11-13
João Batista (ele próprio negou taxativamente essa questão) não foi reencarnação de Elias, apenas cumpriu sua função e papel em preceder Jesus, preparando seu caminho. Está escrito sobre Elias, em Malaquias 4.5, que ele virá, precedendo o Senhor em seu grande dia. Elias não morreu. Foi arrebatado para, no dia do Senhor, precedê-lo. O que Jesus diz sobre João Batista sempre é uma comparação da sua vida e função com a vida e função de Elias (que sofreu as pressões do fraco rei Acabe, que atendia os pedidos de sua mulher, Jezabel, mesmo sabendo que eram injustos). Assim como João Batista sofreu nas mãos de Herodes, por sua mulher Herodias). João Batista também precedeu Jesus, mas aquele ainda não foi o grande e terrível dia do Senhor (leia o capítulo 4 de Malaquias, por inteiro; A história de Elias você encontra nos livros de Reis e a de João Batista, no Evangelho de Marcos).

Is 26.19
Versículo faz alusão à ressurreição para o Juízo Final.

Jó 14.10-14
Versículos deixam claríssimo que ao morrer, o homem espera até o dia do Juízo Final para ressurgir (se levantar novamente).

Para desenvolvermos a cada reencarnação, penso que seria necessário nos lembrar do que aprendemos em uma vida anterior. Para ser a pessoa que sou hoje me lembro dos ensinos que recebi de meus pais na infância e adolescência. Se não tivesse memória, seria impossível lembrá-los. Como alguém pode colocar em prática numa vida, ensinamentos adquiridos de experiências vividas noutra da qual ela nem se lembra?

Não me parece muito lógico; tal afirmação não é compreensível e nem aceitável. Além disso, as pessoas vivem para aperfeiçoarem-se. Há quantos milhares de anos as pessoas vêm morrendo e reencarnando e a cada dia a situação no mundo apenas piora? Que humanidade burra essa que não aprende nada cada vez que vem ao mundo!

Não há reencarnação na Bíblia. Há, na verdade, em Hebreus 9.27, o texto que diz que o homem morre apenas uma vez, vindo depois disso o juízo.

Peçamos a Deus que nos dê compreensão própria das Escrituras, as quais Ele próprio inspirou homens à sua escolha para escreverem. Estudá-la, buscando compreensão de seu verdadeiro significado; não apenas ler buscando encontrar nelas o que os líderes espirituais sugerem.

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Mt 24.4


-------------------------x-------------------------------x----------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário