Hoje, eu estava ouvindo um debate em determinada rádio e, ao discorrer sobre suas opiniões a cerca do problema apresentado, os debatedores chegaram na questão do perdão. Então pus-me a pensar em quantas definições de perdão já ouvi.
Uma vez ouvi alguém dizer que "perdoar é lembrar sem sentir dor." E durante mutio tempo concordei com essa palavra. Porém, descobri algo muito interessante sobre o perdão: o próprio Deus diz em Sua Palavra: E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades. (Hb 10.17)
Se cremos que a Bíblia é nossa regra de fé e prática, devendo andar como Jesus andou, amar como Ele amou, devemos perdoar como Ele perdoou.
É possível que uma nova experiência nos faça lembrar de alguma mágoa do passado. Em algum bate papo, podemos lembrar de alguém que nos deixou triste em determinado momento, é perfeitamente normal. Mas ninguém que perdoa vive lembrando a todo instante a mágoa sofrida.
Precisamos deixar o Espírito Santo agir em nosso coração; deixar que ele refaça nosso sentimento com relação à pessoa que nos magoa. Só esquecendo poderemos viver plenamente, sem sofrer pela mágoa armazenada.
Perdoar não é lembrar sem sentir dor; mas neutralizar a dor sentida esquecensdo-nos da mágoa e do ressentimento.
Perdoe e seja feliz.
Talvez o perdão seja o fechamento de um ciclo onde aconteceram mágoas, dores e sofrimentos na vida. E apartir do perdão abrir portas para uma nova vida, novas oportunidades, novos acontecimentos ou seja, abrir a vida para o novo, amanhecer, sonho, esperança, amores, tudo o que a vida oferece de melhor para nós, seres humanos. Sei, que perdoar não é facil, pois isto falo por experiência, mas é necessário para o nosso próprio bem e aliviar a nossa alma do sentimento do não perdoar.
ResponderExcluir